É Tempo de Fazer Planos

O final do ano vai se aproximando e um novo ano vem chegando. É tempo de fazer planos! Com certeza, a maioria de nós tem por hábito fazer planos para o ano vindouro. Infelizmente, muitos desses sonhos colocados no papel não resistirão ao teste do tempo e antes mesmo do final do primeiro trimestre já terão caído no esquecimento. Isso significa que precisamos analisar nossas motivações.


Fazer dieta, aprender um novo idioma, se exercitar, escrever regularmente, ler mais... (risos), esses são alguns dos meus alvos. Nossos projetos estão diretamente ligados às nossas expectativas para o futuro, mas até que ponto podemos vislumbrar o futuro? Pense comigo: O que estávamos planejando há exatos 365 dias? O que de fato aconteceu em 2019 conforme planejado? Provavelmente muitas coisas não pensadas ocorreram, enquanto muitas metas e planos nunca saíram do papel.

Engraçado! Mas isso nos faz perceber o quanto nossa vida não está sob nosso controle, o quanto estamos à mercê das circunstâncias, ou melhor, da soberania divina. Estou insinuando que não devemos estabelecer metas e traçar planos para o 2020 que se aproxima? Claro que não! Estou apenas ponderando no fato de que não podemos tirar Deus dessa conta. Ele é o centro da equação tanto para os que Nele creem, quanto para os que não acreditam em Sua existência. Sua soberania independe da crença humana.

A perspectiva correta sobre o nosso relacionamento com Deus é a chave para um futuro melhor, o que não necessariamente significa um porvir sem problemas, tristezas ou decepções, mas sim com significado. Os nossos sonhos, ainda que nobres, não possuem significado existencial em si mesmos. É necessário algo maior para revesti-los de significância. Através dessa linha de raciocínio, antes de elaborar qualquer meta ou plano devo ter um alvo maior, algo que dê sentido a todas as pretensas realizações, sejam elas grandes ou pequenas.

Meu primeiro alvo deve ser estar mais perto de Jesus Cristo, buscar mais intensamente a presença de Deus, pois com certeza o futuro projetado por Ele para mim é muito superior ao melhor dos cenários que eu possa imaginar. Assim como está escrito no livro do profeta Jeremias, capítulo 29, versículo 11, os Seus planos para mim são os melhores e mesmo que em 2020 eu tenha que por algum motivo atravessar o vale da sombra da morte, terei a plena confiança de que Ele estará comigo.

Estar mais perto de Senhor é uma meta extraordinária, mas como será possível colocá-la em prática, trazê-la para o cotidiano? Vamos recorrer a Palavra de Deus, que diz na sequência do capítulo 29 do livro do profeta Jeremias, versículo 13, que aqueles que buscarem a Deus de todo o coração o encontrarão. Mas então como buscar a Deus de todo o coração? A única resposta possível é através da leitura de Sua Palavra e da oração. Não existem atalhos! Esses são os meios que Ele mesmo providenciou para ser encontrado por nós.

O ano novo não se tornará melhor por um passe de mágica, mas sim por uma decisão. Entrega teus planos ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará (Salmos 37:4). Ratifico, isso não quer dizer que você deva abdicar do planejamento ou da importante arte de sonhar, mas sim que deve sempre incluir o Criador em seus projetos, pois essa é a chance mais concreta deles se tornarem realidade. É tempo de fazer planos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A COROA DE ESPINHOS

A SÍNDROME DO FILHO PRÓDIGO

Cristianismo A La Carte

As Cinco Marcas de um Líder Enganador

Deus e Sua missão entre os Homens